sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ASSESSORIA EXECUTIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESPECIFICIDADES

Resumo expandido publicado no I COGEX – I CONGRESSO REGIONAL DE GESTÃO EXECUTIVA/UNICENTRO – Realizado de 22 a 26 de setembro de 2008

BAUMANN, Jussara; ARAUJO, Kelly Cristina; CROTTI, Katiane; NONATO JUNIOR, Raimundo. Assessoria Executiva na Educação Superior: especificidades do trabalho de Secretariado Executivo em uma I.E.S. particular. I COGEX - I Congresso Regional de Gestão Executiva - UNICENTRO. Guarapuava, 2008.
Palavras-chave: Ensino Superior, Assessoria Executiva, Secretariado Executivo.


Introdução:


A presente pesquisa apresenta estudos realizados em uma Instituição de Ensino Superior – I.E.S – de caráter particular, procurando desenvolver um perfil específico das Secretarias existentes neste setor Educacional. A mesma está sendo realizada no decorrer do ano de 2008 na cidade de Guarapuava, e objetiva caracterizar as peculiaridades de uma Secretaria de um órgão particular, identificando assim, a analogia que o profissional de Secretariado Executivo possui nesta área de atuação. A profissão de Secretariado Executivo está ganhando espaço dentro das organizações, devido a importâncias de suas funções na estrutura administrativa das mesmas. Contudo, as áreas que este profissional pode atuar são abrangentes, sejam estas públicas ou privadas.
Desta forma, o profissional de Secretariado Executivo observou um espaço existente nas Instituições de Ensino Superior privadas, tendo o mesmo que detectar o perfil desta área de atuação, juntamente com as atribuições de sua característica profissional.
Torna-se relevante a observação das atividades que Assessor Executivo pode desempenhar nas Faculdades particulares, conhecendo também, a forma de ligação entre esta área de trabalho e este profissional. Com isso, verificar se este assessor é o profissional adequado para coordenar tais atividades.


Método:



Esta pesquisa está sendo desenvolvida pela abordagem qualitativa, sendo esta em três etapas: 1) pesquisa bibliográfica, que objetiva levantar escritos sobre a área estudada, tendo em mente que existe a necessidade de materiais para que se tenha fundamento nos resultados encontrados; 2) pesquisa documental, que considera os documentos que a Instituição de Ensino Superior particular possui para a coordenação de sua Secretaria; 3) observação participante, refere-se aos dados coletados perante a participação direta da equipe pesquisadora no ambiente de atuação da coordenação de uma Secretaria situada em uma Instituição de Ensino Superior particular.

Resultado e Discussão:


Com a análise dos dados coletados, a pesquisa detecta um amplo espaço no mercado de trabalho para os profissionais de Secretariado Executivo. No decorrer da convivência com as atividades desenvolvidas em uma Secretaria de uma Instituição de Ensino Superior particular, obteve-se o resultado de três categorias relevantes. A primeira delas mostra que as atividades desempenhadas pela Secretaria são cabíveis somente a ela, tendo a mesma que articular as várias informações que norteiam a Instituição, cumprindo também, as funções determinadas por um Documento Geral que a Instituição possui, o qual declara as responsabilidades de cada setor existente. Com isso, o coordenador da Secretaria deve possuir características relevantes do profissional de Secretariado Executivo, pois este possui dinamismo e recursos próprios do profissional fazendo com que seu trabalho possua harmonia com as expectativas da Instituição de Ensino Superior privado. Para tanto, existe a necessidade de que este profissional adquira conhecimento de caráter educacional, ou seja, conhecimentos sobre leis e fundamentos do Ensino Superior, isso, para dar fundamentação ao cargo que envolve aspectos educacionais.
A segunda categoria envolve as atividades que o profissional coordenador da Secretaria desenvolve no seu dia-dia de trabalho. Estas correspondem a relação da Secretaria com as atividades acadêmicas, com outros setores, com o controle de matrículas e documentação e com a assessoria prestada pela mesma.
Nesta pesquisa, observa-se que a Instituição de Ensino Superior em questão, procura centralizar as atividades do seu ano letivo na Secretaria, envolvendo-a como o órgão responsável pelo bem-estar de seus docentes e discentes, assim como, a assessoria à Direção e aos atos solenes.
Contudo, a pesquisa ainda não possui sua comprovação final, a qual será realizada mediante questionários aplicados à coordenação da Secretaria, aos alunos da Instituição e aos seus colaboradores, sendo esta a terceira categoria, ainda a ser analisada.

Conclusão



Entende-se, portanto, que as peculiaridades da Secretaria de uma Instituição de Ensino Superior particular possuem semelhança com as características do profissional de Secretariado Executivo. Os dados até então analisados demonstram que a profissão de Secretariado vem se configurando como área de conhecimento (NONATO JÚNIOR, 2008) e, por isso, apresenta diversas especificidades nos ramos abertos das assessorias, como é o caso das Assessorias Executivas em Educação Superior. Em suma, a pesquisa aponta para a necessidade de compreender as diversas peculiaridades que envolvem o profissional e o conhecimento em Secretariado.
Bibliografia



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LOPES, J. L. et al. O poder e o saber: a universidade em debate. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de assuntos universitários. O ensino superior do Paraná – 1981-1985. Curitiba, 1986.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
NONATO JUNIOR, R. Epistemologia do Secretariado Executivo: por uma teoria do conhecimento em Secretariado Execuitvo. Disponível em: http://www.fenassec.com.br/. Acesso em: 18/ 05/ 2008.

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