sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A DEMARCAÇÃO TEÓRICA DAS CIÊNCIAS SECRETARIAIS:


Resumo expandido publicado no I COGEX – I CONGRESSO REGIONAL DE GESTÃO EXECUTIVA /UNICENTRO – Realizado de 22 a 26 de setembro de 2008.

NONATO JUNIOR, Raimundo. A demarcação teórica das ciências secretariais: reflexões epistemológicas em Secretariado Executivo. I COGEX – I Congresso Regional de Gestão Executiva - UNICENTRO. Guarapuava, 2008.

Palavras-chave: Ciências Secretariais, Epistemologia Científica, Secretariado Executivo.

Introdução


A evolução profissional e filosófica da área secretarial demanda a demarcação teórica das Ciências Secretariais, focando-se o objeto de estudo Assessoria em suas diversas dimensões operacionais, táticas, estratégicas, políticas, epistemológicas e intelectuais. Os conhecimentos empíricos e teóricos em Secretariado Executivo tornam-se constantemente mais complexos, demandando que se estabeleçam teorizações e discussões com os saberes científicos. Nesta perspectiva, o presente trabalho propõe reflexões sobre a Epistemologia do Secretariado Executivo, analisando se há demanda para estudos em Teoria do Conhecimento Secretarial. Para tanto, investigam-se os principais obstáculos e características do saber nesta área, debatendo-se a natureza de seu conhecimento.


Este trabalho relata alguns processos e resultados da pesquisa Secretariado Científico, realizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO. A referida investigação tem por objetivo compreender a possível necessidade de uma teoria do conhecimento em Secretariado, analisando como esta epistemologia possa auxiliar na afirmação do Secretariado Executivo como área do saber científico.

O interesse por tal temática surgiu ao longo de dez anos de observações e pesquisas na área secretarial (como estudante, profissional e docente - respectivamente) e pelos resultados de estudos realizados anteriormente sobre as relações entre Secretariado e Ciência, percebendo-se grande relevância e necessidade de melhor compreender as relações teórico-filosóficas do conhecimento na área de Secretariado Executivo.

Na ciência contemporânea, tem-se mostrado cada vez mais necessário à compreensão das áreas do conhecimento de maneira integrada e transversal, sendo preciso entender desde suas motivações técnico-operacionais até sua proposta epistemológica (MAGALHÃES; BARRETO, 2000). Assim, silenciar sobre uma destas dimensões seria cooptar parte da capacidade criadora de uma área de conhecimento.

Então, tendo em vista que não se conhece - até a atualidade - estudos aprofundados de natureza epistemológica em Secretariado Executivo, foram formuladas as seguintes indagações de pesquisa: Há relevância em propor uma teoria do conhecimento – epistemologia - em Secretariado? Quais seriam as demandas e desafios ao estabelecimento de tal epistemologia?

Metodologia



No concernente ao andamento metodológico, foi realizada Pesquisa Descritiva de caráter exploratório, busando-se observar, descrever, registrar, analisar e interrelacionar conhecimentos, teorias e fatos (LESCHER & MATOS, 2002). A abordagem é de cunho qualitativo, uma vez que a pesquisa qualitativa é aquela que prima pela significação e contextualização dos dados e não da mera exposição das informações em si (MARCONI & LAKATOS, 2007).
Quanto aos procedimentos investigativos, recorreu-se às pesquisas bibliográfica e documental, à observação participante e ao mapeamento inicial dos trabalhos de campo. Em todas as etapas da investigação houve a utilização do diário de pesquisa como instrumento de registro.
Para categorizar os dados rumo aos possíveis resultados e encaminhamentos, utiliza-se a análise de conteúdo. A especificação dos grupamentos de conteúdo deste estudo fica detalhada na terceira tópica, quando se apresentam os critérios de elaboração das categorias de análise.

Resultados e Discussões


Em suma, os principais obstáculos apontados para a demarcação das Ciências Secretariais são: 1) falsa idéia de que as Ciências Aplicadas não necessitam de fundamentação teórica; 2) dificuldade do Secretariado ser visto como área de conhecimento, dada má interpretação da natureza do conhecimento em Secretariado Executivo e 3) escassa teorização da bibliografia em Secretariado. (NONATO JÚNIOR, 2008).
Entretanto, a pesquisa também revelou que se existem diversos obstáculos à construção de uma teoria do conhecimento em Secretariado, também há uma crescente demanda histórica a seu favor. Felizmente, a teorização bibliográfica realizada nesta pesquisa, também apontou para estudos de diversos intelectuais que trabalham na perspectiva de teorizar conhecimentos específicos que se aplicam à área secretarial. Faz-se necessário, ainda, salientar o surgimento de revistas acadêmicas especializadas e de sites com debates acadêmicos e profissionais em Secretariado (FENASSEC, 2008).
Então, percebe-se que há uma demanda latente para a formulação de um campo intelectual próprio sobre as questões secretariais (NONATO JÚNIOR, 2002).

Considerações

 
Em suma, os resultados da pesquisa apontam para a necessidade da área de estudo “Epistemologia do Secretariado” e para sua afirmação como domínio do conhecimento científico, respondendo e justificando afirmativamente às interrogativas da investigação.


Desta forma, entende-se que a Epistemologia do Secretariado não é um campo abstrato que esteja além das práticas secretariais e sim, uma nova perspectiva para compreensão do conhecimento em Secretariado Executivo, surgindo das atuais demandas geradas nesta área. Logo, a Epistemologia Secretarial pode contribuir significativamente com o avanço das técnicas, das práticas operacionais, da docência, da divulgação e da pesquisa na profissão, funcionando como um veículo de valorização das diversas formas do saber e do fazer profissional em Secretariado.
Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Trad. coordenada e revisada por Alfredo Bosi. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
BACHELARD, G. La formation de l’esprit scientifique. Paris: Vrin, 1996. FENASSEC. Federação Nacional das Secretárias e Secretários. Disponível em: http://www.fenassec.com.br/. Acesso em 10/03/08.
FOUCAULT, M. Les Mots et les Choses. Paris: Gallimanrd, 1990.
JAPIASSU, Hilton. Introdução ao Pensamento Epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
LESCHER, S. MATOS, Kelma S. L. Pesquisa educacional – o prazer de conhecer. Fortaleza: EdUFC, 2002.
MAGALHÃES, S. M.; BARRETO, J. A. E. O discurso epistemológico – modernos e pós-modernos. Fortaleza: EdUFC, 2003.
MARCONI, M. e LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2007.
NONATO JÚNIOR, R. Autogestão e Gestão do Conhecimento em Secretariado. Monografia (Graduação em Secretariado Executivo). Universidade Federal do Ceará - UFC. Fortaleza, 2002.
NONATO JÚNIOR, R. Epistemologia do Secretariado Executivo: por uma teoria do conhecimento em Secretariado. FENASSEC, 2008. Disponível em: http://www.fenassec.com.br/

Um comentário:

  1. Parabéns as idealizadoras do blog, esta muito bom, e com bastante conteúdo graças ao grupo de estudos coordenado pelo professor junior, e por todos aqueles que contribuiram e contribuirão cientificamente para o saber secretarial. agora temos mais uma fonte de informação destinada a ciência secretarial, e mais um local de encontro para discuti-la, tenho certeza que as informações contidas no blog contribuirão para aqueles que anseam por conhecimento.
    um grande abraço
    Saulo Alberto

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Sobre o Blog

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