sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Livro Epistemologia e Teoria do Conhecimento em Secretariado Executivo: A Fundação das Ciências da Assessoria







INTRODUÇÃO
PARA FAZER FALAR O SILÊNCIO


Amigos Leitores
O conteúdo que apresento a vocês ao longo desta obra é fruto de dez anos de dedicação aos estudos acadêmicos na área das assessorias (1999-2009). Durante está década, desempenhei diversos papéis ligados ao Secretariado, atuando como: aluno de curso de Bacharelado em Secretariado Executivo, presidente de diretório acadêmico deste curso, pesquisador de iniciação científica, monitor, fundador de encontros de produção científica, estagiário em Secretariado, profissional em organizações públicas e privadas, docente de nível técnico e superior, orientador e pesquisador profissional na área das assessorias.
Desde o início desta jornada, identifiquei que a afirmação do conhecimento em Secretariado era um dos maiores desafios desta área. Por isso, ao longo destes anos também me dediquei aos conteúdos da Filosofia da Ciência e da Gestão do Conhecimento. Nesta caminhada, realizei diversas pesquisas que investigaram situações de fronteira entre o Secretariado & as Teorias do Conhecimento. Seus resultados sempre apontaram para a necessidade de instaurar uma teorização para o conhecimento secretarial que é praticado no meio acadêmico, despertando nesta área sua identidade intelectual.
Em cada pesquisa realizada fui inspirado pelas ricas experiências demonstradas por diversos profissionais, alunos e professores da área. Os conhecimentos técnicos e humanos aprendidos em cada situação aguçaram o desejo de identificar uma estruturação teórica para Secretariado, fazendo com que me dedicasse cada vez mais aos estudos da Filosofia e da Teoria da Ciência.
Assim, nos últimos três anos, tenho reunido resultados de pesquisas e vivências anteriores, bem como realizado estudos mais aprofundados, para unificar uma proposta de fundação científica que abrigue as questões epistemológicas do Secretariado Executivo: as Ciências da Assessoria.
Alguns resultados preliminares desta ampla pesquisa foram divulgados no artigo “Epistemologia do Secretariado Executivo: por uma teoria do conhecimento em Secretariado”, que obteve o primeiro lugar em premiação de destaque nacional coordenada pela Federação Nacional de Secretários e Secretárias – FENASSEC. Estas idéias estão sendo também estão sendo recebidas com muita empolgação e carinho por diversos líderes, profissionais, professores e acadêmicos de Secretariado Executivo, pois todos estes sujeitos se interessam pelo desenvolvimento do Secretariado e percebem que a estruturação epistemológica desta área é uma necessidade latente e uma oportunidade de crescimento.
Não há como conceber o atual domínio das assessorias apenas como uma área de estudos técnicos. Nas universidades, ofertamos há quarenta anos cursos de bacharelado (que se destinam a formação de profissionais pesquisadores) e ocupamos uma vaga nos Centro de Ciências Aplicadas. Na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO – os profissionais de Secretariado Executivo estão classificados no segundo Grande Grupo (GG2), ou seja, como pertencentes ao domínio das Ciências e das Artes. Mas, se somos uma ciência com todo o reconhecimento oficial necessário, eu lhe pergunto, caro leitor: Qual é nosso estatuto científico? Como está mapeado nosso objeto de estudo? Qual é a Ciência que representa o agrupamento geral dos conteúdos praticados e pesquisados pelo assessor executivo?
Bem, estas são questões até então silenciadas! São perguntas geralmente feitas por todos aqueles que estão engajados com o conhecimento em Secretariado tanto nas universidades quanto no ambiente profissional. Intuitivamente, todos concordam que há uma ciência que rege o fazer e o saber das pesquisas secretariais, entretanto, ela não se encontra escrita até o presente momento, deixando uma lacuna expressiva nas relações de identidade e legitimidade do conhecimento produzido pelo Secretariado Executivo nas universidades.
É exatamente sobre este silêncio epistemológico do Secretariado que se desenvolve esta obra, desejando explicitar o universo vivido, mas ainda não estruturado, das Ciências da Assessoria. Para tanto, realiza-se uma crítica na perspectiva destacada por Marilena Chauí quando a autora afirma que criticar é fazer falar o silêncio. Não se trata de opor um pensamento verdadeiro a uma idéia falsa, e sim de discursar sobre um campo do conhecimento que está silenciado, trazendo à tona sua importância para as práticas humanas.
Como relata a citada filósofa, procura-se “[...] investigar a possibilidade de uma outra realidade no interior da existente, buscando romper a ordem determinada do mundo por um esforço de imaginação.” (CHAUI, 1990, p. 2).
Assim, elabora-se um discurso sobre o processo de aquisição e estruturação do conhecimento estabelecido no domínio das assessorias. Desta forma, inicia-se um processo filosofante na área de Secretariado Executivo, já que o ato de filosofar acontece quando elaboramos idéias e produzimos conceitos complexos. (DELEUZE & GUATTARI, 1992).
Para tanto, ao longo desta obra apresento caminhos para que possamos entender como as Ciências da Assessoria constituem o legítimo domínio científico do Secretariado Executivo, realizando ampla contextualização social, filosófica, histórica e intelectual dos fatores que levam a fundação da referida ciência.
No primeiro capítulo do livro apresento o panorama em que se produzem os conhecimentos, bem como alguns paradigmas da ciência contemporânea. A partir de então, convido o leitor a refletir sobre as demandas que geraram as Ciências da Assessoria, analisando seu estabelecimento na evolução intelectual e educacional do Secretariado Executivo, bem como a partir de “estudos apreciativos” em outras ciências sociais.
Entretanto, não há como elucidar nossas idéias sobre a fundação de uma ciência sem que entendamos os principais conceitos e atuações da Epistemologia. Por isso, o capítulo seguinte dedica-se a um breve passeio pelas muitas faces desta disciplina filosófica, abordando diferentes concepções de Epistemologia Geral, Histórica, Crítica e específica. Nele, também são abordados ensinamentos epistemológicos de alguns importantes filósofos que influenciam o pensamento ocidental.
Com os fundamentos adquiridos nos capítulos anteriores, o terceiro capítulo analisa o Desenvolvimento Histórico da profissão de Secretariado e suas demandas ao estabelecimento das Ciências da Assessoria.
Na sequência, o quarto capítulo aborda as questões centrais e os obstáculos à Epistemologia do Secretariado Executivo. Partindo deste embasamento, o capítulo cinco cumpre uma importante missão: demarcar o campo de atuação científica das Ciências da Assessoria, traçando seu objeto de estudo, bem como cada um dos eixos que o compõem. Nesta perspectiva, são apresentados alguns conceitos que norteiam as práticas acadêmicas em Secretariado.
O sexto capítulo demonstra como os conteúdos acadêmicos de secretariado podem ser articulados em torno da Teoria Geral do Secretariado – TGS. Esta teoria exerce o papel de integrar a dimensão científica das assessorias com os conteúdos organizacionais pesquisados e praticados nas atividades acadêmicas e profissionais. Neste capítulo, ainda são tecidas considerações sobre o papel exercido pela gestão da informação para a consolidação da TGS e das Ciências da Assessoria.
Por fim, apresento no último capítulo algumas reflexões sobre a Gestão do Conhecimento nas Assessorias e os Paradigmas da Ciência. Neste momento, realiza-se um amplo panorama dos principais conceitos instituídos na gestão do conhecimento atual, mapeando o campo conceitual que o Secretariado Executivo e as Ciências da Assessoria deverão compreender para atuar de maneira fundamentada e interdisciplinar.
A partir das linhas que se seguem por toda esta obra, convido-o a acompanhar as trilhas que construo para chegar às Ciências da Assessoria, ao conhecimento e, sobretudo, a nós mesmos, seres humanos, fontes incessantes de saber e vida.
Assim, chamo-o ao desafio de aprender a ser, a viver, a arriscar e descobrir novos caminhos nos labirintos da Ciência. A produção do conhecimento se faz da conjugação entre intelecto e emoção, de discurso e afetividade. A ciência que se produz nesta obra é resultado de dedicação e amor ao conhecimento.

Raimundo Nonato Júnior

11 comentários:

  1. Caro Professor Mestre Raimundo Nonato Junior,
    Parabens pelo Blog, está excelente e divulgaremos o seu importantíssimo trabalho.
    Sds, Neuralice Maina, SRTE/021, Pres.SINSEPAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita em nosso blog Neuralice, e ficamos gratos pelo apoio e divulgação...

      abçs

      Excluir
  2. Olá Professor Raimundo,

    Sou estudante de Secretariado Executivo da UFBA e Diretora de Marketing da Executiva Jr.(empresa júnior de secretariado executivo da UFBA). Gostei muito do blog e tomei a liberdade de colocar o link no blog da Executiva Jr.

    Comecei a conhecer seu trabalho no XVII Consec e realmente o Senhor está de parabéns pela pesquisa. Gostaria muito de ter uma palestra como aquela aqui na UFBA, pois aqui pouco se fala sobre pesquisa em secretariado e além disso alguns docentes são contra a sua pesquisa.
    Quem sabe algum dia tenhamos a honra de recebê-lo aqui na UFBA, até mais.

    Rute Costa
    www.executivajr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Rute, obrigado por sua visita em nosso blog.

      obrigado pelo apoio da divulgação em seu blog, e parabéns por integrar uma empresa junior, elas proporcionam atividades bastante favoráveis ao conhecimento prático da área secretarial ainda enquanto acadêmicos.




      Excluir
  3. eu sou estudante de secretariado execultivo da ufrr,e o meu professor indicou esse livro para nos,e antes de ler descidi pesquisar sobre o livro primeiro ,e gostei muito da introducão, e agora estou muito empougada para ler logo esse livro,pois sei que vou aprender muito com ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um grande abraço a ti, e aos professores de secretarido da UFRR. Adquira o livro e boa leitura...

      abçs

      Excluir
  4. Oi gente, boa noite!

    Muito interessante o blog, mas percebi que não está mais atualizado. Como o Secretariado Executivo está atualmente, enquanto ciencia?

    Ass.: Raul Paes
    Graduando do curso de Secretariado Executivo pela Universidade do Estado do Pará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá raul, obrigado por visitar nosso blog.
      Tivemos alguns problemas com a manutenção do blog.

      quanto a sua pergunta, o secretariado enquanto Ciência está se superando a cada dia, a passos lentos mas consistentes.

      abçs

      Excluir
  5. Gostaria de comprar o livro, procurei em livrarias do porte como Livraria Cultura ou Saraiva, mas nao econtrei.

    É possivel compra-lo diretamente com o autor?

    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , Obrigado pelo contato...

      em breve divulgaremos aqui neste blog informações sobre onde adquirir a obra, ok.

      Abç

      Excluir

Sobre o Blog

Este blog é destinado a pesquisadores da área Secretarial, envolvendo Docentes, Discentes e Profissionais.

Contato: profjunior@unicentro.br