quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Educação Superior em Secretariado Executivo: uma análise dos projetos político-pedagógicos dos cursos de Secretariado Executivo em Guarapuava

Mattiollo, Gerciele Luzia; Ramos, Silmara Paganini; Nonato Junior, Raimundo. Educação Superior em Secretariado Executivo: uma análise dos projetos político-pedagógicos dos cursos de Secretariado Executivo em Guarapuava. Guarapuava, 2008. (Todos os direitos reservados)

Palavras-chave: Secretariado Executivo, Projeto Político-Pedagógico, Educação Superior

Introdução


O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento sobre a Educação em Secretariado Executivo. A referida pesquisa está sendo realizada no ano de 2008, com o objetivo de investigar os perfis pedagógicos dos currículos de dois cursos de Bacharelado em Secretariado Executivo em duas Instituições de Ensino Superior – IES, no município de Guarapuava. Para tanto, realizam-se análises dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPPs – desses cursos em relação às Diretrizes Nacionais para o curso de Secretariado Executivo.
Dessa forma, a partir das análises, tem-se a pretensão de compreender a proposta pedagógica que permeia a formação dos secretários executivos e suas relações com as atuais demandas para o ensino de Secretariado Executivo, observando como essas propostas delineiam o perfil pedagógico dos seus cursos.
O estudo dos PPPs é propício para o entendimento do perfil que a instituição de ensino concebe da formação do secretário executivo e se está satisfatoriamente qualificada para suprir as demandas do mundo do trabalho regional.
A profissão de Secretariado Executivo se renova e, cada vez mais, se firma por caracterizar-se como abrangente, por possibilitar atuação nas mais diversas áreas, não só empresarial como também educacional, pois “O conhecimento secretarial já atinge tamanha complexidade de experiências e pesquisas que necessita da discussão de uma Teoria do conhecimento própria, afirmando seus objetos e objetivos de estudo, fortalecendo o Secretariado em sua unidade de informação” (NONATO JÚNIOR, 2008, p.09).

Método


A pesquisa visa esclarecer fatores relevantes no que diz respeito aos desafios inerentes a elaboração dos PPP´s do Curso de Secretariado Executivo em duas instituições de Ensino Superior de Guarapuava – Paraná. Um dos PPP´s é de uma instituição da rede privada, ofertado em regime semestral. Enquanto que os outros três são atualizações de Projeto Pedagógico de uma instituição pública, que oferta o curso em regime anual. Os PPP´s, desta última instituição, compreende: o Projeto Político-Pedagógica de 2001; o Projeto Político- Pedagógico de 2005; e o Projeto Político-Pedagógico a ser aprovado, que entrará em vigor em 2009.
Esta investigação é desenvolvida por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, utilizando-se do método dedutivo, o qual será usado para descobrir a situação problemática da realidade onde a pesquisa está sendo feita, para que assim seja possível buscar subsídios que objetivem esclarecer e compreender o problema levantado.
Partindo do estudo da legislação vigente e da leitura de documentos oficiais dos cursos, pretende-se compreender como ocorreu a organização curricular do curso de Secretariado Executivo nas duas instituições do referido município. A partir da situação em que se encontram os currículos do curso de Secretariado Executivo, as análises objetivam apresentar uma visão aprofundada e direcionada para um maior estudo de como se dá a formação pedagógica do secretário executivo, e não deduzir ou propor outra realidade.
No que concerne ao andamento do trabalho, está sendo realizado as análises dos Projetos Político-Pedagógico das instituições. Para Lakatos e Marconi (1985, p. 99) “O projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa”.
Também, realizam-se levantamento de dados e informações dentro da perspectiva que interessa à pesquisa, selecionando-os para, assim, determinar a formação de conceitos claros e distintos que serão necessários para a elaboração do Relatório Final desta investigação.

Resultados e discussão


Os documentos analisados levaram a elaboração de categorias que foram distribuídas em função das relações de convergência, divergência e complementariedade em cada um dos documentos. Estas categorias foram confrontadas às entrevistas realizadas com os chefes de departamentos de ambas as IES que ofertam os cursos, objetos do presente estudo.
Em um primeiro momento, buscou-se extrair as informações presentes nos documentos oficiais de ambas as instituições. Dessa forma, foi possível mapear as principais características de cada um dos projetos. Como passo seguinte da pesquisa a categorização das informações obtidas por meio das entrevistas.
Todos esses dados foram relacionados às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN - para os cursos de Secretariado Executivo aprovadas pela Resolução CES/CNE 3/2005, que dispõe como deve ser a organização curricular dos Cursos de Secretariado Executivo, na modalidade de bacharelado. De acordo com Castelo (2008, p. 04) “As diretrizes Curriculares Nacionais como todas as conquistas na área de Secretariado Executivo surgiram devido à luta de seus profissionais e à necessidade de adequar as constantes e profundas transformações ocorridas na profissão à realidade das exigências do mercado”. Dessa forma, averigua-se que tal documento fomenta os anseios da categoria em se profissionalizar e, assim, valendo-se da legislação fomentar uma formação de qualidade.
As DCN para os cursos de Secretariado Executivo (BRASIL, 2005) em seu Parágrafo Segundo dispõe que os cursos poderão admitir linhas de formação específicas, nas diversas áreas de atuação desse profissional para melhor atender às necessidades do perfil que o mercado ou a região exigirem. Por isso, justifica-se as três reformulações realizadas no PPP pelo departamento de Secretariado Executivo da UNICENTRO - DESEC. Dessa maneira os egressos do curso terão maior empregabilidade e formação conveniente às necessidades do mundo do trabalho tanto do município de Guarapuava como em sua região de abrangência.
Outra constatação feita é que a partir da instalação do DESEC em 2007, houve um aumento significativo no número de docentes do próprio departamento, o que possibilita que o formador seja oriundo da profissão de secretariado. O que contribui, também para que a nova grade contemplasse uma maior carga horária para disciplinas que dizem respeito a eventos, tais como cerimonial e protocolo, foi a criação de Consultoria Junior Executiva - COJEX, tornando-se necessária maior enfoque sobre o assunto, subsidiando assim a atuação dos acadêmicos nos diversos eventos de responsabilidade da COJEX.
Outro viés abordado, e de caráter atual foi a inclusão na nova grade de três disciplinas que englobam assuntos indispensáveis atuação do profissional atual de secretariado, que são: Teoria Geral do Conhecimento em Secretariado, Secretariado em Setores públicos e Responsabilidade Social e Profissional de Secretariado.
Um terceiro ponto observado na elaboração do novo PPP é o direcionamento específico e pertinente ao secretariado, levado em consideração no que as disciplinas de língua inglesa e espanhola devem propiciar a formação do Secretário Executivo.

Considerações Finais

Em suma, observa-se que o estudo dos PPPs torna-se uma ferramenta importante nas concepções e entendimento de como se dá a formação do Secretário Executivo, permite também saber se esse perfil pretendido atende a demanda atual do mundo do trabalho.
Fato importante também é saber se as IES estão atentas sobre o que diz a legislação vigente e dessa forma estar atenta as mudanças de mercado. A reformulação dos Projetos Pedagógicos de Secretariado deve acontecer e ter a finalidade de formar alunos que tenham o perfil desejado pelas empresas, pelo mundo do trabalho e pela academia intelectual.
As indagações iniciais foram respondidas, entretanto, esta pesquisa encontra-se em realização de uma segunda fase, complementando os dados bibliográficos e documentais aqui expostos com pesquisa de campo e análise transversal.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer n.º CES/CNE 0102, de 11 de março de 2004. Aprova as diretrizes curriculares nacionais ao curso de Secretariado executivo.
NONATO JUNIOR, Raimundo. Epistemologia do Secretariado Executivo: por uma teoria do conhecimento em Secretariado. 2008. Disponível em .
CASTELO, Janaina Marcia. A formação Acadêmica e a atuação profissional do Secretário Executivo. 2008. Disponível em .
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo:Atlas, 1983.

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