quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Entrevista

Fonte: Revista Excelência - A Revista da FENASSEC. Ano 7 - nº 22, abril/maio/junho - 2009, p. 12 - 14 (ISSN 1984-9494)


 Secretariado Executivo:
   a ciência da assessoria
Tornar o Secretariado uma Ciência a partir do processo social e histórico da profissão. Esse foi o desafio de Raimundo Nonato Júnior, um bacharel em Secretariado Executivo, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que lançou o livro "Epistemologia e Gestão do Conhecimento em Secretariado Executivo: a Fundação das Ciências da Assessoria".
A obra, fruto de dez anos de dedicação aos estudos acadêmicos, trouxe para o professor, que é docente de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), inúmeras experiências, que vão desde a presidência do diretório acadêmico de Secretariado e monitoria, até a atuação na área em organizações públicas e privadas, culminando com a de pesquisador profissional na área de assessorias.
No entanto, sua enorme inquietação o levou aos estudos da Filosofia da Ciência e da Gestão do Conhecimento. Nonato realizou diversas pesquisas que investigaram situações de fronteira entre o Secretariado e as Teorias do Conhecimento. "Os resultados sempre apontaram para a necessidade de instaurar uma teorização para o conhecimento secretarial que é praticado no meio acadêmico, despertando nesta área sua identidade intelectual".
Com uma simplicidade incomum, Nonato Jr. falou para a reportagem da Revista Excelência, sobre os primórdios da pesquisa, a elaboração, o passeio pelo mundo filosófico e científico. "Iudo só foi possível com a contribuição fanstástica de estudantes, professores e profissionais".
Para adquirir o livro, o interessado deve enviar e-maíl com solicitação para
rjr1000@yahoo.com.br. O pedido será encaminhado para a equipe de distribuição. Esta, por sua vez, enviará o material-para qualquer lugar do Brasil ou do exterior por via postal. Conheça a entrevista na íntegra:


Revista Excelência - Como surgiu a idéia de considerar o Secretariado como ciência? Esta idéia surgiu desde meu ingresso no curso de Bacharelado em Secretariado Executivo na UFC, em 1999. Ao interagir com grupos de iniciação científica nas áreas de Ciências Humanas e Sociais percebi que ao conhecimento de Secretariado Executivo ser discutido nas universidades, ele produzia problemáticas de cunho acadêmico. Também observei que vários estudantes de nossa área mostravam-s descontentes com as seguintes dúvidas: Qual seria o diferencial acadêmico do Secretariado? Quais são os objetos e objetivos de estudo específicos deste campo do saber? Logo, a produção do Secretariado como Ciência não é uma responsabilidade somente minha, mas do próprio processo social e histórico que o construiu desta forma. O gue eu faço é trazer este debate à tona, provocando uma discussão que já é demanda pelos diversos estudantes, profissionais e docentes de Secretariado em todo o mundo.
A produção do seu livro teve por objetivo abordar também a gestão do conhecimento. Como a sociedade contemporânea realiza a gestão do conhecimento? A gestão do conhecimento é um tema muito recorrente no debate da sociedade atual. Isto porque estamos vivendo em um mundo complexo, repleto de redes sociais, informacionais e econômicas. Estas redes produzem um conhecimento transdisciplinar, na fronteira entre as demandas acadêmicas, profissionais e sociais. Por isso, a gestão do conhecimento atual é realizada numa perspectiva de "fundamentação integrada", ou seja, é necessário compreender os processos paradigmáticos da filosofia e da ciência aplicados ao cotidiano das pessoas, percebendo que a produção de conceitos se efetiva em consonância com os processos sociais.
Em que consiste a prática da assessoria? O trabalho empírico do profissional secretário é necessariamente marcado pelo ato de assessorar. Esta assessoria atua interligando realidades, conhecimentos, pessoas, níveis hierárquicos ou interrelacionais. O trabalho dos assessores ocorre em âmbito operacional, tático, executivo, intelectual ou interdisciplinar.\No domínio do conhecimento científico, esta área engloba o conjunto de questões epistemológicas, interdisciplinares, tecnológicas, teóricas e práticas ligadas ao objeto de estudo das assessorias. Este objeto articula-se em quatro grandes eixos: Assessoramento (Assessoria Operacional), Assessorexe (Assessoria Executiva), Assessorística (Assessoria Intelectual) e Assessorab (Assessoria Aberta).
Na sua abordagem sobre o conhecimento contemporâneo, o senhor explica que ele tem por objetivo romper com o racionalismo instrumental e possibilitar o diálogo com variadas possibilidades do conhecimento (corporeidade, espiritualidade, subjetividade). Como isso se dá? O conhecimento contemporâneo vem buscando romper aquelas amarras positivistas que nos prendiam a uma realidade segura, previamente fragmentada e estática. Na atualidade, o processo de evolução da sociedade demanda novas interpretações do conhecimento. Como diria Bachelard[1], em novos tempos se fazem necessárias novas abordagens científicas, novas percepções da realidade. Nesta perspectiva, não há como situar o homem apenas como um ser dotado de conhecimentos racionais, mas também como um agente produtor de conhecimentos por meio das mais diferentes pOSSibilidades de expressão. Assim, o mundo atual demanda pelos saberes que produzimos em nossas relações emotivas, intuitivas e corporais. Também há especial atenção ao debate sobre os valores humanos no mundo do trabalho, construindo-se um elo de reflexões sobre as implicações da subjetividade e espiritualidade humana em cada situação pesquisada. Em suma, abandona-se a idéia de neutralidade e buscam-se as "condições de possibilidade" reais presentes em cada sistema de produção de conhecimentos.
Esta é uma interessante questão, pois muitos pensam que a Ciência se processa independentemente aos acontecimentos sociais, mas ocorre exatamente o oposto: o diálogó científico é uma resposta às demandas e problemáticas que são constantemente produzidas pela humanidade. Logo, o fato do mundo estar em constante mudança não inviabiliza a existência da ciência, ao contrário, a torna ainda mais vivaz e atraente. Foi respondendo às mudanças da sociedade que as Ciências da Informação e as Ciências da Cómputação se tornaram indispensáveis ao convívio coletivo. É também nesta perspectiva que se pensa em uma abordagem teórica para as Ciências da Assessoria, entendida como algo dinâmico, em plena interação com as demandas profissionais e sociais que envolvem todas as formas do fazer e do saber em situação de assessoria.
Como evoluiu o Secretariado? O desenvolvimento do Secretariado aconteceu em duas grandes vertentes: a profissional e a acadêmica. Nesta área ocorre evidentemente uma grande integração entre estas duas áreas. Assim, ao passo em que a profissão foi se organizando profissionalmente ao redor do mundo, ela foi abrindo espaço para formações' educacionais mais complexas, como - no caso do Brasil- os cursos superiõres. Este nível educacional possibilitou a entrada do Secretariado nas universidades, motivando diversos intelectuais ao levantamento de, indagações sobre o trabalho e o conhecimento das assessorias. Nesta perspectiva, houve um "ciclo ascendente" no qual a produção de conhecimentos em Secretariado foi se desenvolvendo ao passo em que a profissão abria novas frentes de atuação técnica, tecnológica e gerencial. Desta forma, cada profissional que revolucionou o trabalho das assessorias em escritórios, bem como cada líder sindical que lutou pela categoria profissional, contribuiu para que houvesse uma demanda por conhecimentos mais amplos nas áreas das assessorias.


Como é possível pensar em abordagem científica num mundo em constante mudança? Esta é uma interessante questão, pois muitos pensam que a Ciência se preocessa independentemente aos acontecimentos sociais, mas ocorre exatamente o oposto: o diálogo científico é uma resposta às demandas e problemáticas que são constantemente produzidas pela humanidade. Logo, o fato do mundo estar em constante mudança não inviabiliza a existência da ciência, ao contrário, a torna ainda mais vivaz e atraente. Foi respondendo às mudanças da sociedade que as Ciências da Informação e as Ciências da Computação se tornaram indispensáveis ao convívio coletivo. É também nesta perspectiva que se pensa em uma abordagem teórica para as Ciências da Assessoria, entendida como algo dinâmico, em plena interação com as demandas profissionais e sociais que envolvem todas as formas do fazer e do saber em situação de assessoria.

O que é Epistemologia? É importante entender de início que-a Epistemologia é um discurso a respeito do conhecimento, é uma abordagem filosófica que estabelece e avalia o saber e o fazer de um determinado conhecimento científico. Nossa proposta se debruça sobre a Epistemologia em dois momentos: 1 ° quando ela é tomada como Filosofia da Ciência, impondo ao conhecimento científico as questões basilares para seu reconhecimento e demarcação. Esta perspectiva é comum nas correntes epistemológicas européias, sobretudo as francesas. E 2° quando ela é tomada por uma teoria para elaboração específica de um determinado conhecimento, tendo objetivo de ir além das questões clássicas - epistemológicas e avançando para a demarcação do campo específico de uma ciência que se deseja teorizar. Esta perspectiva é bastante utilizada pelas correntes científicas norte-americanas. Por isto o livro traz em seu titulo "Epistemologia e Teoria do Conhecimento em Secretariado Executivo", demonstrando que a epistemologia aqui é utilizada tanto para propor às clássicas questões cient(ficas ao conhecimento das assessorias como também para teorizar o campo de atuação desta nova área acadêmica.
E o que é epistemologia no Secretariado? No Secretariado, a epistemolouia exerce o papel de instaurar, teorizar e avaliar o conhecimento produzido em relações de assessoria. Neste caso, pensa-se: Qual o objeto de estudo desta área? Quais são suas fronteiras? Que obstáculos existem para que este conhecimento possa se instaurar? Como teorizar as situações práticas que já são constantemente vivenciadas na produção dos conhecimentos secretariais? Com estas reflexões epistemológicas o Secretariado poderá demarcar melhor seu espaço de atuação nas universidades, empresas e, sobretudo, na estrutura política e no imaginário social. Realizando um discurso sobre o conhecimento das assessorias, é possível demarcar elementos de autonomia e identidade profissional, pois permite-se que o Secretariado seja percebido como foco dos conhecimentos de assessoria, enquanto as outras áreas que o compõem são entendidas enquanto relações interdisciplinares.
No seu livro, o senhor lança a Teoria Geral do Secretariado. Em que consiste esse conceito científico? A Teoria Geral do Secretariado (TGS) cumpre basicamente três papéis: 1 ° realiza uma ponte entre os conceitos das Ciências da Assessoria e as práticas profissionais de Secretariado; 2° trata de relacionar as diversas microteorias que compõem o Secretariado, realizando uma rede que evidencia como o Objeto de estudo do Secretariado está presente em cada uma das suas subáreas e como e porque o conjunto destas subáreas constitui-se como Secretariado quando elas estão reunidas; e 3° oferecer um canal teórico de produção e análise de conceitos interdisciplinares em Secretariado Executivo. Assim, a TGS cumpre o papel de orientar, coordenar, inter-relacionar e gerenciar os diversos conteúdos aplicados da área de assessoria.


1]- BACHELARD, Gaston. La formation d e I'esprit scientifique. Paris: Vrin, 1998.


PERFil


Raimundo Nonato Júnior é bacharel em Secretariado Executivo (SRTE/CE nO. 821) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Departamento de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).
Pesquisador nas áreas de Epistemologia, Educação e Pesquisa em Secretariado Executivo. Fundador dos seguintes domínios de estudo: Ciências da Assessoria, Epistemologia do Secretariado Executivo, Teoria Geral do Secretariado (TGS)
e Assessoria Interdisciplinar.



Atualmente coordena e orienta divérsos grupos de pesquisa e extensão nas áreas de Secretariado, Ciência e Educação. Atua também com formação de educadores e como consuttor educacional e organizacional.

3 comentários:

  1. Pessoal, parabéns pelo blog!
    Está maravilhoso...
    A idéia do grupo de estudos também é fantástica e muito interessante.
    É confortante saber que existem pesquisadores trabalhando no aprimoramento dos conhecimentos de Secretariado Executivo, uma área tão rica em informações, mas ao mesmo tempo pobre em bibliografias.
    Obrigada pelas contribuições!

    Gisele Broca
    Bacharel em Secretariado Executivo
    SRTE/PR Nº.1547/2009

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  2. Juliano B. de França - Formação Superior Gestão Comercial8 de setembro de 2009 às 23:25

    Parabens...
    Meritos pela realização deste trabalho está otimo.

    _______________________________________________
    Uma mensagem aos amigos.

    “As pessoas que vencem neste mundo são as que
    Procuram as circunstâncias de que precisam e,
    quando não as encontram, as criam” .

    George Bernard Shaw
    ______________________________________________
    Sucesso a todos profissionais Secretariado Executivo.

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  3. Gostaria de dar os parabéns ao Nonato pela palestra ministrada no dia (18-09-09) V Simpes-Simpósio Pernambucano de Secretariado o tema abordado foi de suma importância para o meu aprendizado.
    Parabéns ao grupo pela brilhante iniciativa de criar este blog adorei os temas abordados.
    A união faz a força e vamos juntos lutar pelo nosso conselho.
    Valcquiria Lira - Aluna 4º perído de Secretariado Executivo - ESURP - Recife - PE.

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Sobre o Blog

Este blog é destinado a pesquisadores da área Secretarial, envolvendo Docentes, Discentes e Profissionais.

Contato: profjunior@unicentro.br